Tem Um Fantasma no Meu Banheiro - Ane Braga

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A Função Fática e O Sinal Fechado

Proposta por Jakobson *, está centrada no canal de comunicação.
Nela, o que importa é manter a comunicação.
É a linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.
Por exemplo: " Deixe sua mensagem após o bip"; "Alô?", "Um momento por favor".

Que tal um bom exemplo, com Sinal Fechado, gravado por Chico Buarque e composta por Paulinho da Viola?

Sinal Fechado


– Olá! Como vai?

– Eu vou indo. E você, tudo bem?

– Tudo bem! Eu vou indo, correndo pegar meu lugar no futuro… E você?

– Tudo bem! Eu vou indo, em busca de um sono tranquilo… Quem sabe?

– Quanto tempo!

– Pois é, quanto tempo!

– Me perdoe a pressa, é a alma dos nossos negócios!

– Qual, não tem de quê! Eu também só ando a cem!

– Quando é que você telefona? Precisamos nos ver por aí!

– Pra semana, prometo, talvez nos vejamos… Quem sabe?

– Quanto tempo!

– Pois é… Quanto tempo!

* Roman Osipovich Jakobson  foi um pensador russo que se tornou num dos maiores linguistas do século XX e pioneiro da Análise estrutural, da linguagem, poesia e arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário