Tem Um Fantasma no Meu Banheiro - Ane Braga

terça-feira, 22 de abril de 2014

Entrevista com o ilustrador Jonathas Côrrea Botelho - O JD


natas88's Profile Picture     
JONATHAS CÔRREA BOTELHO (JD)


Jonathas Côrrea Botelho, o JD, é um desses talentos natos que nos fazem retomar as belas coisas da vida, como a arte e a literatura, esquecendo-nos um pouco das mazelas da vida.
Poético? Pode até ser, mas quem teve contato com o que esse rapaz faz, acaba pensando em poesia - diz nossa querida Tati, ao visualizar o Deviantart do rapaz.

Para quem ainda não sabe, não conhece ou não ouviu falar, Deviantart é um local na rede onde artistas do mundo inteiro expõe seus trabalhos. Há verdadeiras obras de arte no site.

Falando em obra de arte, a capa do livro Contos das Terras Perdidas (Anderson Fontes) é um trabalho desse talentoso ilustrador.


O livro ainda não tem previsão de lançamento, mas a arte é de 2014 e foi feita com lápis HB, 2B, 6B e esfuminho com acabamento em cores no Photoshop CS5. Incrível!

Como dito anteriormente, JD gentilmente concedeu-nos uma entrevista. 
Abaixo a transcrição desse bate-papo.

 
JONATHAS CÔRREA BOTELHO (JD)

Revista:  Quando começou na sua área?

JD: Na área de freelancer eu aproximo no ano de 2005 trabalhando apenas com grafite sobre Canson, pinturas em paredes e anúncios comerciais; na área de hobby minha mãe sempre dizia que antes do Pré eu já amava um papel, lápis e canetinha.



Revista:  O que motivou você a dar início às suas atividades?
JD: Primeiramente o amor à arte; em seguida foram os elogios e mais ainda quando comecei a valorizar o meu trabalho.



Revista:  Recebeu alguma influência de amigos, família, profissionais da área?

JD: Sim, muitas. As pessoas sempre diziam/dizem que eu devia/devo trabalhar apenas com arte, mesmo quando eu tinha mais tempo pra arte e menos ferramentas. Hoje, com mais ferramentas e menos tempo, considero isso de certa forma irônico.



Revista: Qual foi seu primeiro trabalho?

JD: Nessa eu não me arriscaria a chutar. Há muito eu já fazia encomendas, como retratos de pessoas de diversos tamanhos em grafite, tirinhas pra jornais, anúncios em grandes letreiros em paredes e placas, enfim, apenas trabalhos tradicionais. Também a cerca de nove anos.



Revista: Qual foi o trabalho mais recente?

JD: O ultimo trabalho foi a capa do livro “Conto das Terras Perdidas”, escrito pelo meu amigo Anderson Fontes. Muito em breve podemos encontra-lo nas livrarias.



Revista: Como entrou nessa área? Fez algum curso? Qual(is)?

JD: Ainda não fiz nenhum curso, motivo de irritação pra algumas pessoas. Um dia quem sabe, eu consigo.



Revista: Qual sua dica para quem quer iniciar nessa área?

JD: Três palavras: Perseverança, paciência e amor.



Revista: Qual o aspecto mais difícil de sua área?

JD: Valorização do trabalho. Às vezes, mesmo levando muito tempo pra fazer pelo menos um sketch, o cliente acaba desistindo do trabalho e ainda questiona o valor. Sem contar as pessoas próximas que sempre pedem arte como se fosse um passe de mágica. O ponto forte do ilustrador deve ser criar estratégia pra prender o cliente, ou seja, mostrar se realmente ele quer sua arte, se ela será mesmo importante pro seu negócio suficiente pra mão de obra ser tão pequena se comparada ao lucro que terá.



Revista: Você gosta de ler? Costuma ler com qual frequência? Qual o último livro que você leu?

JD: Sim, muito! Leio sempre que posso, cerca de um livro por mês. Meu ultimo livro lido foi “A Maldição do Cigano” de Stephen King, o mestre do terror!



Revista:  Alguma colocação a mais para quem está começando na área de ilustração?

JD: Perseverar sempre, tanto nas próprias metas quanto na projeção de alguma arte pra algum cliente; Ter paciência, geralmente iniciar uma arte inspirado, com tranquilidade e num ambiente agradável; e ter sempre amor pelo seu trabalho, nunca praticar arte por obrigação, mesmo que não seja pra você.

Essa foi a entrevista com JD, o brilhante ilustrador que ainda não fez nenhum curso na área, mas é de um talento inspirador.

Para conhecer um pouco mais sobre seu trabalho, visite sua página no Deviantart:
http://natas88.deviantart.com/ 

Editoras e autores em geral podem encontrá-lo através de seu telefone:

Jonathas C. Botelho
(22) 9 9758-4088


2 comentários:

  1. Tenho dito, esse cara vai longe! Conheço o trabalho dele de perto, um grande amigo, sincero, humilde e abençoado por Deus... Parabéns JD! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo, Igor. Com tanto talento e humildade o destino do JD é o sucesso.
      Saudações Literárias!

      Excluir